11/01/2020

Livros que explicam a morte às crianças



O nosso ano não começou da melhor maneira. Perdemos uma bisavó muito querida o que para a família lá de casa foi a primeira experiência com a perda de alguém próximo. Explicar aos mais velhos (4 e 7 anos) exigiu de nós pais uma reflexão e preparação. Quisemos escolher a melhor abordagem para um tema que é pouco falado mas que se reveste de uma inevitabilidade óbvia que por vezes surge antes do tempo. 

Na busca de complementos para uma abordagem ao tema da morte e do luto fizemos uma pesquisa sobre livros infantis que aqui deixamos com o maior carinho.

A ilha do avô, de Benji Davies
(dos 3 aos 5 anos)
Um livro carinhoso e suave sobre um neto e um avô que ajuda os mais pequeninos a aceitar o desaparecimento de alguém querido. 

Estar triste não é mau, de Michaelene Mundy
(dos 4 aos 7)
Pertence a uma coleção de vários livros de auto-ajuda para crianças. Aborda a tristeza de perder um familiar querido explicando formas de vivenciar o luto de forma mais leve e saudável.

Um gato tem 7 vidas, de Luísa Ducla Soares
(dos 6 aos 10 anos)
Aborda de forma leve o ciclo da vida e a chegada da morte. De forma tranquila e divertida, um gato vive as suas 7 vidas e termina o livro descansando para sempre.

Para onde vamos quando desaparecemos, de Isabel Minhós Martins
(dos 9 aos 11 anos)
Um livro que coloca muitas questões e deixa as respostas em aberto levando a reflexão de crianças mais velhas sobre a vida e a morte.

Deixe também outras sugestões de livros que conheça.
Boas leituras.
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

© Sopa de Letras. All rights reserved.