30/03/2019

Alunos esquerdinos: dicas para professores

Percebi bastante cedo que o meu filho era esquerdino. Nunca me pareceu um problema mas apenas uma característica, no entanto, a vida foi-me mostrando que existem pequenos obstáculos (perfeitamente evitáveis) num mundo orientado para dextros.
Por volta dos 2 anos, ele recebeu um quadro magnético fantástico, ou pelo menos até sair da embalagem... a caneta magnética estava presa por um fio ao canto superior direito do quadro. O meu filho agarrou nela puxou e tentou desenhar sem sucesso, ficando a olhar para nós pais. 
Desde aí tenho aprendido sobre o assunto e deixo aqui algumas dicas práticas para professores de esquerdinos. São estratégias sobretudo para descomplicar e poupar chatices tanto aos alunos como aos professores.



1. Tesouras. Os alunos esquerdinos podem precisar mesmo de tesouras específicas. A posição das laminas e a pega com a mão esquerda podem simplesmente não funcionar. Hoje em dia é relativamente fácil encontrar estas tesouras à venda. Não subestime a importância da escolha da tesoura, desde o jardim-de-infancia. 

2. A caligrafia. Lembre-se que o facto de ser esquerdino não tem qualquer relação com dificuldades de motricidade fina ou caligrafia. Contudo não podemos esperar que a escrita à esquerda se faça da mesma forma que à direita, certo? Em primeiro lugar, a posição do papel deve ser favorável. Isto significa que o canto superior esquerdo da folha deve estar ligeiramente elevado, ficando a folha inclinada para a direita. Depois, deve sensibilizar a criança para colocar a mão o mais abaixo possível, já que existe uma tendência para colocar a mão acima da linha em que se escreve (talvez numa tentativa de conseguir ler as palavras que ficaram para trás). Opte por canetas que sequem rapidamente e evite as esferográficas de tinta que são suscetíveis a criar um borrão à passagem da mão.

3. Sentados à esquerda. Esta dica vai evitar muitas desavenças entre colegas e riscos no papel. Sempre que esteja ao lado de um dextro, o aluno que escreve com a mão esquerda deve ficar do lado esquerdo para evitar choques de cotovelos. 

4. Cadernos. As espirais dos cadernos atrapalham qualquer um, mas mas ainda o aluno esquerdino. Evite estes cadernos e opte pelos cadernos tipo sebenta ou dossiers com folhas amovíveis. 

5. Exercícios. Em várias situações, como por exemplo nos exercícios caligráficos pode ser útil colocar o modelo do lado direito da folha. Geralmente os livros têm um modelo que o aluno deve repetir sempre colocado à esquerda. Ora a tendência é que este fique oculto à primeira repetição. Pense nisso.

6. Auto-determinação. Respeite a lateralidade da criança. Ensine-a que tem essa característica que o torna especial e não menos que os outros. Incentive-a a defender-se nas várias situações (escola, desporto, grupos de pares) e a informar os outros de que faz as coisas preferencialmente com a mão/perna esquerdas. 

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

© Sopa de Letras. All rights reserved.