24/10/2017

O Cuquedo

A convite da querida educadora Ângela, fui hoje ao jardim de infância do meu filho ler uma história. Esta semana começaram a antecipar o dia das bruxas e a abordar as temáticas "assustadoras" impostas pela época. Assim optámos por um velho amigo (porque os livros são uma espécie de amigos), "O Cuquedo", de Clara Cunha.

E quem é o cuquedo?? Perguntam vocês...



"O Cuquedo" é um livro cheio de movimento e suspense, que permite explorar o mundo da imaginação e da confusão. Um verdadeiro apelo à linguagem, à interação, à escuta ativa...

E foi isso que encontrei no JI de Murches: um grupo de crianças ávidas de ouvir histórias, impacientes para contá-las também e com os olhos brilhantes de quem ainda tem a capacidade de sonhar cada palavra que lhes dizemos.

É imperativo contar histórias a crianças em idade pré-escolar. Escutar histórias é por si só a atividade com maior impacto no desenvolvimento da linguagem e na promoção da literacia emergente (um nome complicado que quer dizer aprender a ler).

Porque é que escolhemos este livro?

O Cuquedo tem a capacidade especial de agradar a meninos dos 3 aos 6 anos (pelo menos!). Permite abordar o tema dos sentimentos ao indiciar a presença do "medo" ou do "susto". As personagens são animais, muitos animais, e quem não gosta de animais? É o pretexto ideal para evocar nomes de animais, estabelecer categorias (os animais domésticos, os da selva...) e até classificá-los (os que existem, os que já não existem, os imaginários...).




"O Cuquedo" contém uma narrativa repetitiva e circunscrita que confere ao livro previsibilidade. Esta previsibilidade é importante pois traduz-se em familiaridade para a criança (já ouviu aquilo antes) e convida à participação de todos (ouvintes e contador da história). Posso garantir-vos que algumas das páginas foram "lidas" por todos naquela sala. E olhem que eles ainda não sabem ler!

Por tudo isto escolhemos "O Cuquedo" e por mais ainda escolhemos a leitura de uma história como atividade para esta nossa imersão no jardim de infância. Convictos da importância da leitura desde cedo e empenhados em contagiar os nossos amigos com o bichinho dos livros, lá fomos à escola!

Obrigada educadora Ângela, obrigada Livros Horizonte e obrigada meninos. Que os vossos olhos continuem a pedir sempre mais!


SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

© Sopa de Letras. All rights reserved.