02/07/2017

Como evitar o retrocesso escolar durante as férias?


A dica de hoje é bastante fácil de seguir. Existem vários jogos de palavras, alguns deles bem acessíveis pois requerem apenas papel e lápis. Durante as férias existem momentos de descanso e convívio em família que podem ser ocupados com jogos de tabuleiro, por exemplo. É possível e útil deixar um pouco de parte a televisão, o telemóvel e os tablets. Vamos experimentar?

Para toda a família:
- Scrabble: jogo de compra em que os jogadores têm de formar palavras e recebem pontos por cada letra utilizada.
- Jogo do "STOP" ou "dos países" : apenas com papel e lápis, cada jogador ou equipa tem de escrever o mais rápido possível palavras começadas com a letra sorteada, até que alguém diga STOP. Excelente jogo para trabalhar escrita e vocabulário.
- Monopólio: este é um clássico. Todos adoram e permite refrescar as competências matemáticas para somar e subtrair o dinheiro.
- Jogos de cartas: o UNO ou o baralho de cartas normal permite aprender jogos que exercitam a atenção, o planeamento e estratégia.

Atividades para se entreterem sozinhos:
Os seus filhos às vezes não têm nada para fazer? Precisa de os manter entretidos por exemplo no restaurante e quer uma alternativa ao tablet? aqui vão ideias de atividades:
- Palavras-Cruzadas (adaptadas à idade).
- Sopas de letras ou Caça palavras
- Labirintos
- Diferenças





SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

© Sopa de Letras. All rights reserved.