05/03/2016

Dia Europeu da Terapia da Fala

(Fonte: uniarea.com)

No dia 6 de março comemora-se o Dia Europeu da Terapia da Fala. O sopa de Letras não podia deixar de assinalar este dia com algumas informações e curiosidades sobre o que faz um Terapeuta da Fala.

Na verdade, a Terapia da Fala já é uma profissão antiga. Os primeiros terapeutas da fala foram formados em 1965 pela então designada Escola de Reabilitação de Alcoitão. Atualmente existem 10 instituições de ensino superior a lecionar o curso de Terapia da Fala.

Assim, o terapeuta da fala (TF) é quem atua nas vertentes de prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana. Isto envolve todas as funções da compreensão e expressão da linguagem oral e escrita. As dificuldades relacionadas com a deglutição também estão envolvidas sendo objeto de intervenção do TF.

A atuação do TF pode fazer a diferença ao longo da vida, nas várias alterações da comunicação que podem ocorrer ao longo da vida. Desde o nascimento, por exemplo na intervenção com bebés prematuros e as suas dificuldades de alimentação, até às dificuldades associadas aos acidentes vasculares cerebrais, passando pelas perturbações do desenvolvimento que se manifestam desde a infância e adolescência, o TF está sempre envolvido na equipa que intervém com estes pacientes. Geralmente cada TF especializa-se em uma ou algumas áreas de intervenção apenas.

Pode encontrar um TF em vários locais e contextos, por exemplo: 
- Hospitais
- Unidades de cuidados continuados
- Centros de saúde
- Agrupamentos de escolas
- Creches e jardins-de-infância
- Clínicas privadas
- serviços ao domicílio
- Centros de desenvolvimento
- Instituições de e para a deficiência

 Existem duas entidades que representam os profissionais da Terapia da Fala, a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF), e a Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF).

Se acha que precisa de um terapeuta da fala ou está à procura de mais informações, contacte o Sopa de Letras.


SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

© Sopa de Letras. All rights reserved.